Notícias

Prefeitura prorroga inscrições para o programa “Município Amigo da Educação AEB/FBJ"

Imprimir Email

A Prefeitura Municipal de Belo Jardim através da Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB) divulgou a prorrogação das inscrições para os candidatos ao programa “Município Amigo da Educação”, um projeto que visa auxiliar jovens e adultos a realizarem uma graduação de qualidade, investido na vida profissional. A data para realizar a inscrição vai até o dia 30/07.

Disponibilizando bolsas de estudo e colaborando para elevar o índice de escolarização nos municípios parceiros, a Prefeitura de Belo Jardim aderiu ao programa onde disponibiliza 260 bolsas de 50% para candidatos aos cursos aos cursos de: Administração, Enfermagem, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Pedagogia.

Na sede da Prefeitura Municipal o estudante poderá realizar as inscrições para participar do programa. O horário de funcionamento do setor é das 7h30 às 13h30, de segunda à sexta.


O edital está disponível no site da prefeitura municipal pelo link: Edital - Programa Município Amigo da Educação.

Prorrogação de Defesa de TCC 2021.1

Imprimir Email

A Direção Acadêmica informa que os formulários de prorrogação de defesa de TCC estão disponíveis em nosso site.
Com a prorrogação os estudantes ampliam o prazo de defesa em 60 dias.
Os estudantes concluintes que não conseguiram realizar a defesa até hoje, devem preencher o formulário correspondente ao seu curso.

Segunda Chamada - Colação de Grau

Imprimir Email

 

A Direção Acadêmica da FBJ informa que a Segunda Chamada da Colação de Grau será realizada nos dias 01 e 02 de julho.


Concluintes que estão quites com as obrigações acadêmicas e financeiras podem comparecer à instituição e preencher o requerimento nos horários disponíveis.

Prefeitura disponibiliza 260 bolsas de 50% de desconto na AEB/FBJ

Imprimir Email

 

A Prefeitura Municipal de Belo Jardim divulgou o edital do Programa Município Amigo da Educação com 260 bolsas de 50% para candidatos aos cursos de Administração, Enfermagem, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Pedagogia.

Aos candidatos que residem em Belo Jardim, as inscrições para participar são gratuitas e devem ser realizadas entre 16 a 30 de junho de 2021, no anexo do gabinete do prefeito.

Com o convênio para concessão de bolsas de estudo organizadas em sistema de partilha de responsabilidades financeiras na seguinte proporção, o estudante entra com 50% do valor da mensalidade e a prefeitura municipal 50% do valor da mensalidade.

Para concessão do benefício, os estudantes atenderão aos critérios compactuados entre a AEB e a Prefeitura Municipal e desenvolverão atividades extensionistas orientadas, acompanhadas e avaliadas por docentes da AEB.

Na sede da Prefeitura Municipal o estudante poderá realizar as inscrições para participar do programa.

O horário de funcionamento do setor é das 7h30 às 13h30, de segunda à sexta.

O edital está disponível no site da prefeitura municipal pelo link: Programa Município Amigo da Educação AEB/FBJ

Em Live, AEB divulga programa ‘Município Amigo da Educação’, que prevê descontos de até 50% para os alunos ingressantes

Imprimir Email

 

Na Live dessa quarta-feira (16), a Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB) apresentou o ‘Programa Município Amigo da Educação’, que visa oportunizar aos jovens e adultos uma formação superior de qualidade, disponibilizando bolsas de estudo de 50%. Os outros 50% serão pagos pela prefeitura que aderir ao programa, visando a capacitação profissional da sua população.

Alguns municípios, como São Caitano, Sanharó e Tacaimbó, já receberam a proposta e sinalizaram a avaliação positiva do projeto.

A AEB, por meio de parcerias com cidades circunvizinhas, busca investir no desenvolvimento educacional, proporcionando, desta maneira, um ganho na vida acadêmica e concedendo à comunidade profissionais cada vez mais capacitados.

"Os nossos estudantes bolsistas desenvolverão pesquisas e estudos direcionados à melhoria da qualidade da educação nos municípios parceiros, além de desenvolver projetos de extensão universitária de acordo com as necessidades das secretarias municipais", disse a presidenta da AEB, Profa. Mercês Costa.

A busca de parcerias tem se configurado em todo o mundo como caminho de colaboração entre instituições e empresas em parcerias onde ganham ambos os lados. "Desde o início da gestão, a AEB tem planejado e criado formas para que se possa trabalhar de forma digna, restabelecendo não só a parte estrutural, mas principalmente a pedagógica. Durante seus 46 anos de existência a AEB formou diversos profissionais competentes", disse o prefeito de Belo Jardim.

“Isso mostra o quanto ela é importante para o município e para todo o agreste do estado, e após um momento tão difícil que passou ver que está sendo construída uma nova história é algo de fato gratificante, ver uma gestão empenhada, alunos, professores, a sociedade como um todo. Esperamos inaugurar novos tempos para a AEB a partir do intercâmbio com as prefeituras de nossa cidade e região”, destacou a presidente da AEB.

O município de Tacaimbó foi o primeiro da região a aderir ao programa; já Sanharó demonstrou interesse na adesão e adiantou que a iniciativa pode ser muito viável, sobretudo, neste momento tão difícil que o mundo tem passado, onde muitas pessoas querem estudar e não podem. O prefeito do município de São Caitano recebeu a presidência para conversar sobre o convênio e também demonstrou muito interesse.

AEB promove a I Feira Digital de Profissões

Imprimir Email

 

Na tentativa de auxiliar jovens na sua escolha profissional, a Autarquia Artur Barbosa Maciel (AEB) realiza a I Feira de Profissões, em formato digital, entre os dias 14 a 18 de junho.

O intuito do evento é disponibilizar um momento onde os participantes terão a possibilidade de conhecer profissões e, posteriormente, identificar a que se enquadra ao seu perfil.

Feiras de profissões têm por objetivo ser um evento esclarecedor que visa apresentar diversas áreas de atuação no mercado de trabalho.

De forma gratuita e destinado a todos os estudantes, concluintes do Ensino Médio ou demais interessados a dar um passo na vida acadêmica, o momento será marcado pelas redes sociais da AEB e a duração é de apenas 1h.

E alguns dos tópicos abordados serão: Dados do curso relacionado com a história da AEB/FBJ; Campo de Atuação; Perfil de Egressos; Empregabilidade.


A transmissão será pela página oficial no Facebook: www.facebook.com/AEBoficial; pelo canal no YouTube: Faculdade do Belo Jardim - FBJ.

As inscrições devem ser feitas pelo site: https://www.even3.com.br/feiraprofissoesaebfbj/

Estudantes se organizam para reestruturar o DCE

Imprimir Email

 

Estudantes da Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB), estão se articulando para realizarem a reestruturação do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Abandonado pela última chapa eleita, o diretório tem por objetivo representar todos os estudantes da unidade de ensino em que estão vinculados.

Lideranças dos Cursos de Bacharelados e Licenciaturas da Faculdade do Belo Jardim (FBJ) mantida pela Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB) reuniram-se com o coordenador de comunicação interna, o Prof. Everaldo Santos, para discutir os procedimentos que os estudantes precisam fazer para reestruturação do DCE, que foi instituído pela Lei Federal 4.464/1964 e reformado pelo Decreto lei 228/1967.

A reestruturação da unidade é uma meta da gestão atual e tem sido abraçada inclusive pelos alunos.

A AEB-FBJ é um patrimônio do município e tem recebido um olhar carinhoso.

Vestibular 2021.2

Imprimir Email

AEB divulga mais de 300 vagas disponíveis para cursos de bacharelado e licenciatura do vestibular 2021.2

A Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB) anunciou na última terça-feira (01) as informações sobre as inscrições do vestibular 2021. São mais de 300 vagas disponíveis para os cursos de bacharelados em Administração e Enfermagem e as licenciaturas em Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia.


Os candidatos poderão concorrer a uma vaga nos programas de bolsas, no âmbito federal como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica para as licenciaturas e o programa Prouni Pernambuco que contempla estudantes de todos os cursos.

O PIBID oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica, já o Residência Pedagógica para as Licenciaturas é um programa de ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Com o objetivo de aperfeiçoar a formação prática nos cursos de licenciatura, promove a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso.

Para os candidatos que desejam concorrer ao Prouni Pernambuco para todos os cursos, a seleção acontece a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) conforme regras de edital a ser divulgado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI - do Estado de Pernambuco.

O vestibular 2021.2 está com inscrições abertas no período do dia 01 de junho a 31 de julho. O candidato deverá acessar o site da AEB e preencher as informações solicitadas, inclusive e-mail e telefone válido, após a inscrição o candidato receberá por e-mail as orientações para realização da pré-matrícula no Portal Acadêmico.

Três estudantes de Pedagogia na Etapa Final de Processo Seletivo para o Grupo Moura

Imprimir Email

 

É com muita alegria que divulgamos a honra de ter três estudantes do Curso de Pedagogia que estão na etapa final do Processo Seletivo para vaga de Estágio Remunerado para o Instituto Conceição Moura (ICM) em Belo Jardim. As estudantes participaram de processo seletivo que contou com análise de currículo, apresentação de um case sobre a educação em Belo Jardim com os principais indicadores educacionais do município, bem como, uma proposta de intervenção sociopolítico-pedagógica para melhorias desses indicadores junto à gestão pública municipal.

Participaram da seleção estudantes de diversas instituições e apenas três estudantes chegaram à etapa final da entrevista que definirá quem ocupará a vaga e atuará junto à equipe pedagógica do ICM. O ICM é uma organização privada sem fins lucrativos, mantida pelo Grupo Moura, que desde 2014 dá continuidade ao trabalho social realizado por Conceição Moura, co-fundadora do instituto, além disso, atua como promotor de atividades de aprendizagem, voltadas para o desenvolvimento de habilidades para a vida de crianças e jovens.