VESTIBULAR AEB/FBJ 2022.2 >>    EDITAL EM BREVE 

Notícias

VI Seminário Empreendedor e de Processos Organizacionais vai debater os desafios da gestão e do empreendedorismo na administração de bens e serviços

Imprimir Email

A VI edição do Seminário Empreendedor e de Processos Organizacionais AEB/FBJ será realizada entre os dias 18 e 20 de maio, nos formatos remoto (abertura) e presencial. O evento contará com palestras e minicursos voltados à temática: “Os desafios da gestão e do empreendedorismo na administração de bens e serviços”.

"O objetivo é promover a troca de conhecimento e o aprendizado, através de debates de questões relativas ao cenário atual do mercado, focando no empreendedorismo, gestão organizacional e na produção industrial e de serviços, com métodos e ferramentas inovadoras, exigentes em um mercado em transformação, e da experiência de profissionais de diversas áreas", explicou Luiza Vilaça, coordenadora do curso de administração da AEB/FBJ.

A palestra de abertura será ministrada pelo Professor Antônio Romão Alves da Silva Filho, de forma online, às 19h00, pelo link: https://meet.google.com/kgo-casv-fzv. A programação dos dias 19 e 20 será presencial e contará com três minicursos simultâneos, por dia. O estudante terá a opção de escolher de qual participar.

Programação, dia 19 – 19h00

Minicurso I

Tema: Empreendedorismo e Inovação

Convidado: Prof. Luciano Galvão Freire Júnior

Local: Biblioteca FBJ

Vagas: 100

Minicurso II

Tema: Industria 4.0 e a realidade virtual no FlexSim

Convidado: Prof. Jefferson Ribeiro / Prof. Armando Duarte

Local: Sala 1 - Bloco B FBJ

Vagas: 50

Minicurso III

Tema: Práticas de Gestão e Inovação

Convidado: Wayesley Heredia (Gerente de P&D do Instituto Tecnológico Edson Mororó Moura)

Local: Sala 2 - Bloco B FBJ

Vagas: 50

Programação, dia 20 – 19h00

Minicurso I

Tema: Indicadores para Planos de negócios

Convidado: Prof. Dr. João Pinto Cabral Neto

Local: Biblioteca FBJ

Vagas: 100

Minicurso II

Tema: Projetos industriais no cenário pandêmico

Convidado: Tiago Pinheiro (Administrador de empresas; Engenheiro de Produção; Gerenciamento de Projetos)

Local: Sala 1 - Bloco B FBJ

Vagas: 50

Minicurso III

Tema: Introdução ao Matlab

Convidado: Prof. Anderson Viana do Nascimento

Local: sala 2 - Bloco B FBJ

Vagas: 50

Semana da psicologia da AEB/FBJ vai abordar a luta antimanicomial e a defesa contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Imprimir Email

Entre os dias 16 e 18 de maio, a coordenação do curso de psicologia vai realizar a Semana Acadêmica de Psicologia e Políticas Públicas, que irá abordar os temas: a luta antimanicomial e a defesa contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento será gratuito, em formato online e presencial. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia através do link: https://www.even3.com.br/semanapsicologia2022/.

“O dia 18 é alusivo à dois grandes debates inerentes à psicologia, sendo estes a luta antimanicomial e a defesa contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. São duas grandes frentes que a Psicologia se junta para debater, defender e atuar” explica a coordenadora do curso de psicologia da AEB/FBJ a professora Vanessa Torres.

Abrindo a semana da psicologia, Telma Melo, doutora em psicologia pela UFPE e coordenadora do programa de Residência Multifuncional em saúde coletiva com ênfase em gestão de redes, ministrará, de forma online, na segunda-feira, dia 16, às 19h30, a palestra “democracia e luta antimanicomial: desafios atuais”.

No dia 17, também às 19h30, mas em formato presencial, na Biblioteca da AEB/FBJ, teremos duas palestras. A primeira palestrante será a psicóloga formada pela Universidade de Pernambuco, Karoline Naiara. Encerrando a noite, a também psicóloga e especialista em psicologia clínica, Janaína Inês. Ambas irão ministrar sobre “saúde mental é de todos e para todos”.

Fechando a programação, no dia 18, a advogada e pós-graduada em administração pública pela UFPE, Ravenna Almeida, ministrará a palestra “violência sexual contra crianças e adolescentes: aspectos jurídicos e a importância do psicólogo”. O debate terá início às 19h30, na Biblioteca da AEB/FBJ.

Confira mais detalhes sobre a programação acessando o site da AEB/FBJ ou nas redes sociais oficiais no Instagram, Facebook e Twitter. Além dos estudantes e professores o curso de psicologia da AEB/FBJ, podem participar do evento, alunos de outras instituições e/ou cursos da faculdade e profissionais da área de saúde mental.

AEB/FBJ promove semana da enfermagem entre os dias 11 e 17 de maio

Imprimir Email

A coordenação do curso de enfermagem da Autarquia Educacional do Belo Jardim/Faculdade de Belo Jardim (AEB/FBJ), irá promover entre os dias 11 e 17 de maio, a semana da enfermagem, com o tema: “avanços e conquistas no exercício profissional da enfermagem”. A programação contará com palestras, mesa-redonda e relatos de experiências em estágios e práticas integradoras.

“Escolhemos o tema como forma de apresentar o crescimento da profissão através do empreendedorismo, o avanço através das conquistas com a aprovação do PL 2564/20, que aprova o novo piso salarial para a enfermagem no Brasil. Convidamos palestrantes que estarão representando a nossa categoria e mostrando a força da enfermagem”, destacou Karina Negromonte, coordenadora do curso de enfermagem da AEB/FBJ.

A inscrição para o evento será online, através do link: http://www.even3.com.br/fbjenf20221. Todos os alunos de enfermagem estarão aptos a participarem e ao final de cada dia irão receber o certificado de participação, no e-mail institucional em que realizou a inscrição. Do dia 11 ao dia 16, a programação será presencial. Dia 17, no encerramento, será online.

Confira a programação completa acessando o site da AEB/FBJ ou nas redes sociais oficiais no Instagram, Facebook e Twitter. Será uma semana recheada de muito conhecimento e aprendizagem.

AEB/FBJ promove Semana Acadêmica de cursos de matemática, enfermagem, pedagogia e licenciaturas

Imprimir Email

A Autarquia Educacional do Belo Jardim/Faculdade de Belo Jardim (AEB/FBJ), por intermédio dos cursos de Matemática, Enfermagem, Pedagogia e Licenciaturas, promoverá, nos próximos dias 04 e 28 de maio, atividades da Semana Acadêmica. A ideia é discutir, ofertar palestras, atividades e ações relacionadas à temática dos cursos.

O objetivo é que durante este mês alunos e professores reflitam e debatam sobre a temática apresentada através de palestras e oficinas. Além disso, o momento proporcionará interação entre estudantes de diferentes cursos e aproximação entre o corpo docente e discente da instituição.

A programação ficará a cargo da coordenação de cada curso, podendo ser presencial ou online. O importante é despertar o interesse do estudante e agregar à sua rotina de estudo atividades diversificadas, que visam estimular o aprendizado e a interação, principalmente neste período de pós-pandemia.

A diretora acadêmica da FBJ, Lindhiane Farias, ressaltou a importância do evento para os estudantes e professores. “A semana de integração é fundamental para reforçar os diálogos e socializações sobre aspectos pedagógicos, organizacionais e de formação dos discentes. É sempre bom vivenciar este período de semana acadêmica e proporcionar ao estudante novas experiências de aprendizagem”, disse.

Vestibular 2022.2

Vem aí o vestibular de inverno da AEB/FBJ. As inscrições serão 100% gratuitas e podem ser feitas pelo site www.aeb.edu.br. A data, o edital, os cursos ofertados e todas as informações relevantes sobre o vestibular serão divulgados através das redes sociais oficias da AEB/FBJ no Instagram, Facebook e Twitter.

AEB/FBJ em parceria com o Consu-Bitury realiza programação especial para celebrar o Dia Mundial da Água

Imprimir Email

A Autarquia Educacional de Belo Jardim/Faculdade do Belo Jardim, em parceria com o Consu-Bitury, realizou entre os dias 22 e 30 de março, uma programação toda especial para celebrar o Dia Mundial da Água, com o tema: reflorestamento Eólico e Escassez de Água. A agenda de ações contou com palestras, debates, entrevistas, serviços à comunidade e a plantação de mudas nativas.

A iniciativa teve por objetivo mobilizar a sociedade civil, escolas e empresas sobre pautas importantes para a preservação deste bem tão precioso, além do debate sobre projetos voltados à preservação ambiental, principalmente nas nossas nascentes, no Rio Bitury e na Barragem Pedro Moura Júnior (Ipojuca).

A presidente da AEB/FBJ e do Consu-Bitury, Mercês Costa, pontuou sobre a importância desta data e do debate sobre o tema. “Em Belo Jardim estamos discutindo a questão das eólicas nos brejos de altitude. Para implantar este tipo de energia (que não somos contra, desde que seja em outra região) eles vão desmatar, e o trabalho do Consu-Bitury será em vão. Por um lado, a gente refloresta, por outro, eles desmatam. Então, que se procure outro local”.

As ações alertaram sobre a importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes e das nascentes é fundamental para a nossa sobrevivência.

A água é um recurso essencial para a vivência de todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias.

Confira todas as ações realizadas em nossas redes sociais: @aebfbj no Instagram / @AEBoficial no Facebook.

Segunda edição do Freireando com a Vida será nesta quarta-feira (6)

Imprimir Email

O pensamento de Freire, é o motor da mudança, por isso recomeçamos com essa nossa esperança convidando todo o povo para essa linda dança. Seguiremos com um mundo de leitura partilhada.

Nesta quarta-feira, dia 6 de abril, temos agenda marcada e esperamos todo mundo para essa ciranda palavrada.

Pela primeira vez teremos uma edição em formato híbrido. Os estudantes da AEB/FBJ poderão participar presencialmente na Biblioteca e os demais participantes poderão acompanhar a transmissão via Facebook ou YouTube. As inscrições devem ser realizadas através do link: www.even3.com.br/2Freireando2022 

Todos os participantes receberão o certificado na Plataforma Even3 logo após o evento.

Parceria entre AEB/FBJ e o IFPE-BJ vai beneficiar estudantes do curso de educação física

Imprimir Email

Grande notícia para os estudantes de educação física e a comunidade belo-jardinense. Fechamos nessa terça-feira, dia 22 de março, uma grande parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

No acordo firmado, o IFPE receberá alunos do curso de Educação Física da AEB/FBJ para a prática de estágio, a ser supervisionado pela professora Débora Maciel. Também começou a ser formatado pelas duas instituições um projeto de extensão que irá beneficiar toda a comunidade belo-jardinense.

Estiveram presentes no encontro, representando o IFPE, o diretor-geral, Marcos Germano, o coordenador de extensão, Pedro Júnior, a professor Débora Maciel, o coordenador do curso de Educação Física da AEB/FBJ, Luciano Júnior, e o professor Augusto Vieira.

Freireando com a Vida 2022 será no dia 09 de março

Imprimir Email

O pensamento de Freire, é o motor da mudança, por isso recomeçamos com essa nossa esperança convidando todo o povo para essa linda dança.

Seguiremos com um mundo de leitura partilhada na primeira quarta-feira temos agenda marcada e esperamos todo mundo para essa ciranda palavrada.

O freireando é encontro guarda ai no calendário, com convidados incríveis, se liga no horário quarta-feira às 18h, a esperança que nos move e o amor é revolucionário!

Inscrições abertas para o V Seminário Institucional Acadêmico Científico do Pibid

Imprimir Email

Estão abertas as inscrições para o V Seminário Institucional Acadêmico Científico do Pibid/PRP-FBJ, que congrega o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e o Programa de Residência Pedagógica da Faculdade do Belo Jardim. O projeto é uma iniciativa dos coordenadores institucionais, docentes orientadores, coordenadores de área, preceptores e supervisores dos respectivos programas.

O programa tem por objetivo a socialização de estudos, experiências e trabalhos desenvolvidos pelos seus participantes nos diversos cursos de licenciaturas da FBJ e instituições públicas e privadas da região no âmbito da educação básica e ensino superior (licenciaturas).

O público-alvo serão os participantes dos Programas PIBID e RP: bolsistas e voluntários (residentes e pibidianos), professores da Educação Básica (supervisores e preceptores), docentes do ensino superior, demais alunos de graduação e egressos.

A exemplo do que ocorre nos eventos nacionais e locais que abrigam os dois programas, o encontro objetiva, principalmente, dar visibilidade às diferentes formas de atuação pedagógica e de prática de formação inicial de professores que vêm sendo desenvolvidas nas escolas públicas do Agreste pernambucano, assim como fomentar o debate sobre o trabalho remoto, as estratégias de ensino nesta modalidade, o uso de tecnologias digitais em sala de aula e, ainda, sobre os desafios que a suspensão das aulas presenciais causou na formação dos futuros professores.

Outro aspecto importante que se pretende discutir, no bojo desse debate é a implementação do novo ensino médio e sua repercussão na formação dos professores para educação básica.

A ideia é oportunizar a aproximação de professores e pesquisadores de diferentes instituições, que têm como foco de seus trabalhos a melhoria da educação, com discussão de temas como: condições de formação e de trabalho docente, relação escola e instituições formadoras, indicadores avaliativos da educação sobre a região.

Acesse o link para realizar a inscrição e saber mais informações: https://www.even3.com.br/pibidprp2022/

 

 

Alunos da AEB/FBJ podem concorrer a bolsas de R$ 500 do PROUNI-PE: saiba como

Imprimir Email

O Programa Pernambuco na Universidade (PROUNI-PE) está ofertando mais de 1.000 bolsas de estudo (auxílio financeiro pago com recursos do Estado, no valor de R$500), para que estudantes egressos da rede pública de ensino possam realizar o sonho de cursarem graduação nos cursos das mais diversas áreas. Todos os alunos matriculados na Autarquia Educacional do Belo Jardim/Faculdade do Belo Jardim, não portadores de diploma, podem participar.

As inscrições iniciam nesta terça-feira (22), no site prouni.secti.pe.gov.br e se encerram no próximo dia 11/03. Para se candidatar, o estudante deverá comprovar que sua renda familiar mensal, per capita, não excede o valor de um salário mínimo e meio. Além disso, o aluno deverá comprovar que cursou o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

O programa também vai destinar vagas a candidatos que comprovem ser professores do ensino fundamental ou médio em exercício da docência; pessoas com deficiência, nos termos definidos em lei; ou mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou vítimas de violência doméstica e familiar, que comprovem vínculo de matrícula em uma IES integrante do PROUNI-PE.

Para este ano, a lei que instituiu o programa foi modificada para evitar que haja vacância no número de bolsas, permitindo aos alunos que realizaram o ENEM, a partir de 2009, possam participar e na hipótese de não preenchimento do número total de bolsas de estudos do PROUNI-PE para alunos concluintes do ensino médio em escola da rede pública. A nova redação permitirá a distribuição para alunos advindos de instituições privadas, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, prioritariamente.

Acesse o site para conferir o edital completo e se inscrever no PROUNI-PE: prouni.secti.pe.gov.br