Ciências Biológicas

As Ciências Biológicas têm por missão estudar tudo o que diz respeito aos seres vivos e sua relação com o meio ambiente. É uma das áreas de conhecimento mais fascinantes e importantes, ao buscar compreender a vida em suas mais diversas formas e níveis de organização. 

Com a tradição de mais de 40 anos preparando profissionais para atuarem principalmente na Educação Básica, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade do Belo Jardim-FBJ, atende estudantes de Belo Jardim e região, oferecendo um ensino de qualidade com aulas presenciais teóricas e práticas, onde os estudantes adquirem conhecimentos sobre fauna, flora, microrganismos, bem como aprofundam em disciplinas específicas, como biologia molecular, bioquímica, fisiologia e genética, e disciplinas para formação pedagógica, as quais contemplam uma visão geral da educação e dos processos formativos dos educandos, com ênfase na instrumentação para o ensino de Ciências no nível fundamental e para o ensino da Biologia no nível médio. Há também visitas a locais de interesse biológico.

Além das aulas teóricas e práticas durante 4 (quatro) anos de duração do curso, a realização de atividades complementares é essencial para uma formação de qualidade. São desenvolvidas atividades como:

  • monitoria (atividades em que o aluno ajuda o professor na aula ou em outras práticas didáticas);
  • iniciação científica (desenvolvimento de pesquisa sob a supervisão de um professor);
  • apresentação de trabalhos em congressos e seminários; 
  • iniciação à docência (através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-Pibid);
  • cursos e atividades de extensão (prestação de serviços na área do curso para a comunidade).

Essas atividades são estratégias didáticas que garantem a interação teórico-prática.

Profissionais licenciados em Ciências Biológicas podem atuar como professores na Educação Básica e, com mestrado e doutorado, atuar como docentes e pesquisadores no ambiente acadêmico em faculdades e universidades.

Quanto a faixa salarial de um professor de Biologia, irá depender se o contrato é por hora/aula, se é em instituição pública ou privada. Mas, de modo geral o salário de um professor da educação básica varia de R$ 4.000,00 a R$ 5.000,00, considerando uma jornada de trabalho de 40h semanais.

Conteúdo do curso

Coordenação

Luciano Gomes

Email: luciano.junior@prof.aeb.edu.br

Matriz Curricular: Acesse Aqui

Duração: 8 semestres
Turno: Noturno
Carga Horária: 3.090 horas